quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS

O USO DA TECNOLOGIA NA ARTE.
O uso da tecnologia para fazer arte se dá desde os tempos antigos. Leonardo da Vinci, afirmava que a ciência e a arte se completavam-se . podemos ver tambémobservar as literaturas de ficção científica que também sempre fazem esta aproximação.
Atualmente uma nova geração de artistas tem desenvolvido obras cujo o foco é a tecnologia científica, essas obras são denominadas arte eletrônica, arte comunicação, arte transgênica.
Os pioneiros no Brasil são Abraham Palatinik (1928) e Waldemar Cordeiro ( 1925-1973). O primeiro, após estudos sobre a luz desenvolveu um aparelho cinecromático, os seus trabalhos podem ser chamados de arte cinética, elas apresentam objetos com eletroimã e pequenos motores. Waldemar Cordeiro introduziu o uso do computador nas artes visuais, ele realizou nos anos 70 a mostra arteônica, o uso criativo dos meios eletrõnicos em arte, esta mostra foi voltada para artista voltados a ciência e a tecnologia. Na Universidade de Caxias do Sul, um grupo ligado a artes visuais ARTECNO desenvolve pesquisas relacionadas a dimensões artísticas e estéticas da tecnologia. Não há vertentes definidas entre os artistas há aqueles que são contra e outros a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário