![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcZPoBj8rCS08oltgr942Ax0tya2ADAHrPwTzQa3At5Ex2KpJC_GK626DZVi9cMOPBn1TE6BEGfVHS8VfqexynnokHLqZKzdHsWD4iKiPnqi4LxIw3n76ZZ7iPIdUQAKc5bbsv2paeK6Q/s320/IMG_0055.jpg)
Através da arte os povos indígenas mantém vivas as suas tradições. isto porque, no contexto em que esses povos vivem a arte esta presente no seu dia a dia. Diferentemente de nós acidentais para os povos indígenas não diferença entre objetos de uso utilitário e obra de arte. A sua arte é utilitária. Ao fazer um objeto para o seu uso eles não pensam só na utilidade mais também na estética e mística. Para entendermos isto, temos que conhecer qual é o conceito de beleza na cultura indígena. Para eles o objeto precisa ser perfeito na sua execução, esse processo é totalmente místico. É através da perfeição tanto na execução como no resultado final da obra que encontramos a conceituação de beleza. Toda arte indígena tem uma forte influência ritualística. Ela mais representa as tradições da comunidade que esta inserida do que a personalidade do artista que executa a obra.
No Brasil temos uma diversidade de tribos indígenas. Com isto , somos também agraciados por uma riqueza artística muito grande quando se trata de arte indígena. Que são representadas através de manifestações artística como: as cerâmicas, arte plumária, tecelagem, cestaria, pintura corporal, danças, esculturas,etc.